Ecologia - Aracaju e o grito da natureza.


Ecologia - Aracaju e o grito da natureza
Quando criança vivi tempos áureos, alegres e uma das recordações mais felizes da minha infância foi o convívio diário com a Fauna e a Flora. Era muito bom olhar a gramagem verdinha e ver formigas, calangos e gafanhotos presentes. Gostava de observar a vida dos animais como se os estudasse, como se já naquela época me preocupasse com a extinção daquele convívio. Lembro que era possível encontrar fartamente vegetações como Quebra-Pedras, Crista de Galo, Tipis, Aroeiras, Vassourinha, Bredo, Manjongome, Capim Santo, Cidreira, Macambira, Mamona. Eram tantas espécies. Muitas medicinais, usadas para o fabrico caseiro de chás e que hoje já são estudadas nas Universidades para que se descubra o potencial de cura destas ervas. Havia também muitos animais a exemplo de Lagartixas, Calangos, Bem-te-vís, Cabeças, Gaviões, Urubús, Teiús, Sarigués. Os Pássaros eram de maior variedade. Conviviam bem em meio ao ambiente urbano. Tudo parecia estar em harmonia, apenas parecia. A destruição avançava lentamente com o pregresso.
Surgiram os primeiros complexos habitacionais denominados aqui de “Conjuntos”. Após o Conjunto Habitacional Paulo Barreto que na sua construção ocupou a antiga fazenda do Sr Abraão, vieram outros ainda maiores que começaram a por fim na Fauna e na Flora local. Começava a sumir o verde da cidade e com ele sumia os animais que ali faziam seu Habitat. Aracaju, que antes possuía riquíssima Bioadversidade, hoje encontra-se deespida de suas árvores avós, dos seus Parques enormes e dos Campos de futebol como o Campo do Palmeiras, um terreno onde hoje encontra-se Edificações construídas em fila na Avenida Nova Saneamento. Outro local devastado pelo progresso foi a região do antigo Campo do Vidro onde os populares reuniam-se para disputar partidas de futebol nos gramados existentes. As lagoas também sumiram, as fazendas foram todas ocupadas para dar lugar a Condomínios ou Conjuntos Residenciais como o Augusto Franco ou o Vivendas de Aracaju, este último mais recente e que ocupou a área da antiga Fábrica de Cimento.
Todas estas iniciativas trouxeram benefícios à cidade. Sim, é inegável que o progresso não venha e traga suas melhorias, mas em contrapartida a devastação do Meio Ambiente vem junto. Da pouca preocupação com a Bioadversidade a invasão dos Habitacionais alocou o homem no lugar dos animais e da vegetação, quebrando a harmonia e forçando a fuga ou conduzindo várias espécies à morte. Muito da Flora existente foi extinta sem que sequer fosse catalogada. O mesmo ocorreu com a Fauna. Hoje restam algumas áreas verdes ditas “preservadas”, mas que aos poucos vão sumindo também o que prova que para uns o dinheiro vale mais que a vida e em nome do prograsso destroem o Meio Ambiente construindo sem respeito algum com a Fauna e a Flora. Um exemplo, aliás mau exemplo de administração do planeta, uma ação que resultará em graves percas não só para vegetação e animais, mas também para o ser humano. Saudosa Aracaju dos meus tempos onde era possível ouvir o cantar dos pássaros debruçado na janela.

Texto de Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Tony Casanova – All Right Reserved.

Comentários