Jóia Rara.


Jóia Rara - Por Tony Casanova
Para esta matéria ser bem clara eu gostaria que eu e você imaginássemos uma cena. Vamos vivê-la juntos, como se fizéssemos parte do cenário e ele fosse real. Quero que imagine um supermercado. Sessão das frutas e verduras. Ali vemos frutas e verduras de várias cores, estrategicamente arrumadas a chamar a atenção dos nossos olhos. Cada produto é posto em um local pré-definido e sempre ao lado de outro de maneira a formar uma textura agradável á vista. São Melões, Mamões, Cocos, Melancias, Peras, Maçãs enfim, imagine estas cores.Então diante dos stands o que você visualiza logo? Todas aquelas frutas lindas e coloridas é claro! Lá existem frutas pré-selecionadas e em embalagens especiais. São mais caras porque tem qualidade superior, cores firmes e fortes, brilho acentuado, tamanho maior e sua produção é difícil, são frutas raras. Do outro lado estão aqueles cestos onde está escrito "a granel". São frutas sem brilho, cores opacas, tamanho diminuto e qualidade inferior, por isso tem preço menor. A escolha da compra é do consumidor, mas certamente a maioria irá para os cestos a granel. Dá para levar mais produtos por um preço menor, isto é economia, pensam muitos.
Nesta ilustração tivemos uma noção do valor das coisas. Agora imaginemos Diamantes, estas pedras valiosíssimas. Os fatores que conferem valor aos Diamantes são muitos; pureza,cor, brilho, tempo de maturação da gema, tamanho e dificuldade para encontrá-lo. Quanto mais difícil de encontrar, mais caro o Diamante. As vezes pequenos fragmentos lapidados destas pedras custam verdadeiras fortunas e a medida que o tempo passa eles se tornam mais raros e caros. Nesta outra ilustração vimos como o que é raro tem maior valor.
Agora pensemos no ser humano. Analisemos seus princípios morais. Seus valores. O conjunto de valores e princípios constroem o caráter do ser humano. A vida está para nós como stands onde nosso caráter está exposto, mas em que embalagem expomos? Nos cestos a granel ou nas embalagens especiais? Que valor estamos atribuindo a nós? Podemos determinar se somos fáceis de encontrar ou raros, se somos de valor inestimáveis ou a granel. Depende dos nossos hábitos, dos costumes, valores e princípios morais. Enquanto indivíduos o nosso caráter é único e nossos valores são exclusivamente nossos, mas se formos "Maria vai com as outras" nos colocaremos no cesto de produtos a granel. Se somos ou não valiosos,nós que mostraremos. Assim como Diamantes, seres humanos raros são valiosíssimos porque são difíceis de encontrar. Possuem um brilho inconfundível, cor transparente ao extremo, a pureza é incontestável. Honestidade, fidelidade, respeito, ombridade, altruísmo, generosidade são alguns atributos das Jóias Raras, seres humanos que brilham. Eles não envolvem-se com tramas, mentiras, falcatruas ou desonestidades. Desejam e perseguem a verdade, abominam a mentira e são difíceis de achar. Jóias sim, verdadeiras Jóias Raras.

Texto de Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By #Tony Casanova - All Right Reserved.


Comentários