O grande Mestre Aleijadinho.


O grande Mestre Aleijadinho.
Não se pode descrever com precisão o valor das Obras do Mestre Aleijadinho. Sua arte produzida a partir de pedras sabão é apreciada e elogiada por diversos escultures e amantes da arte da escultura. A precisão obtida nos traços é simplesmente perfeita, as expressões excelentemente reais e a imponência das peças é magnífica. Filho de um conhecido Mestre de Obras e Arquiteto português, chamado Manuel Francisco Lisboa, aleijadinho, como era conhecido o artesão de nome Antonio Francisco Lisboa, realizou grande parte das suas obras em Minas Gerais nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Congonhas. Na verdade Aleijadinho não deixou um legado só nas suas maravilhosas esculturas de Arte Colonial, mas também estendia-se ao Desenho e a Arquitetura. As pesquisas indicam datas para o nascimento de Aleijadinho que provavelmente teria nascido em Ouro Preto em 29 de Agosto de 1730 ou supostamente em 18 de Novembro de 1814. A Biografia do Artesão é uma incógnita. Várias Biografias foram feitas, mas sempre deixando dúvidas sobre qual seria a real.
Tudo que se sabe é que a crítica brasileira considera, de modo unânime, Aleijadinho como o maior expoente da Arte Colonial no Brasil com seu estilo Barroco e Rococó. tendo garantido lugar na História da Arte Barroca Internacional. Grande Mestre Aleijadinho sem dúvida deixou um legado de valor cultural inestimável não só para o Brasil como também para o mundo. Suas obras são admiradas até hoje por pessoas do mundo inteiro. Um ícone brasileiro, orgulho nacional que jamais será esquecido.

Texto de Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Tony Casanova - All Right Reserved.

Fonte de Pesquisa: Wikipédia - "Aleijadinho".

Comentários