Stand Up Comedy - Porque as grandes produções não decolam.


Muito boa a colocação do Humorista Tom Cavalcante em entrevista no Programa do Apresentador Carlos “Ratinho” Massa, onde ele falou a respeito do sumiço do humor nas grades de programação da televisão brasileira. A explosão do Stand Up Comedy no Brasil e a invasão deste segmento enlatado do humor na Internet veio como uma promessa de algo novo, riso fácil e farto na Net, mas porque ele não “decola”? Se tudo é feito de uma maneira tão profissional, atores, cenários, textos, equipamentos? O problema que ocorre com o Stand é o mesmo que ocorre com as mídias brasileiras. Quatro pessoas decidem o que irá para o ar. Ninguém preocupa-se com a opinião do telespectador, do leitor, ouvinte ou da platéia. Sem falar que alguns conteúdos são de gosto visivelmente pessoal. Alguém "acha" que isto "vende", que dá audiência e dá as ordens. Junto com o humor, foram extintos os filmes, seriados e desenhos animados que quando surgem na grade de programação, vem em horários infames, incompatíveis com o tempo do público. Tudo para dar lugar ás novelas e a venda de anúncios. Resumo: O patrocinador é quem paga, ele é quem manda!
O que afunda as grades de programação é a rotina, a repetição exaustiva de personagens. O mesmo ocorre com a música; repete-se a mesma canção durante todos os dias até que ela torne-se insuportável. Óbvio que este desgaste nas emissoras de rádio derruba as vendas de DVDs e CDs. Fato semelhante está ocorrendo com o Stand Up Comedy. Surgiram tantas ofertas deste segmento na Internet que a concorrência faz com que inundem a Rede Mundial com uma verdadeira avalanche de conteúdos de humor. Mas há algo que esquecem aqueles que se aventuram no mundo virtual como produtores de conteúdo ; os internautas são os produtores e não o público. Quem trabalha em Teatro e Televisão conhece e domina bem as técnicas para estas áreas, mas sobram feio quando o assunto é Internet.
A Internet requer minúcias, dispensa pompas teatrais e direções poderosas. O que bomba é o “Caseiro” e não a Super Produção. Um simples vídeo de um cão fazendo graça em casa pode receber mais, muito mais visualizações do que uma produção esmerada cheia de clichês e bordões, iluminação cara e atores de primeira linha. Assim como a Televisão brasileira “cansou” o público telespectador lhe empurrando novelas em todos os horários possíveis, extinguindo os filmes e eliminando o humor das grades, também as emissoras de rádios enfiam os gostos das gravadoras na goela dos ouvintes, assim aqueles que buscam qualidade, optam pela Internet como forma de obterem o que querem e quando querem sem interferência das gravatas dos produtores e das gravadoras. O problema é que a Televisão e o Rádio no Brasil não evoluem, regridem, mas a Internet sim. Lá o Público produz e agrada o público. O erro de quem vem da Televisão e Teatro para a Internet é chegar com pompa de Produtor e trazer tudo que o público desprezou na TV e no Rádio para cá. Péssima ideia e pelo visto, até aprenderem que na Net não se manipula conteúdo, ou é bom ou vai pro ralo, vai levar tempo.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2104 By Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu post com comentários aqui. Sua opinião é muito importante . Obrigado.