Redes Sociais - Como tornar-se mais sociável. [Tony Casanova]


Sempre que vou falar sobre redes sociais meu conselho é o mesmo e não acredite que pudesse ser diferente pelo próprio conceito das palavras empregadas. Gostaria de refletir com você sobre esta palavrinha tão importante e que serve como base para todas as relações humanas. Derivada do termo Associar, que quer dizer dividir, somar, compartilhar, unir, a palavra Social descreve exatamente a união de grupos humanos. No caso das redes sociais, grupos de amigos. Iniciei desta forma para entendermos bem nosso papel nestas redes. Em geral quando passamos a pertencer a uma rede social, na descrição do perfil é comum encontrarmos palavras assim; “Afim de fazer novos amigos”. Uma frase muito correta, mas que na prática não funciona muito bem. Nem sempre somos ou encontramos pessoas “sociáveis” nas redes.
Mas afinal o que é o ser social? A sociabilidade é definida pelo comportamento dos indivíduos. Sociabilizar é conversar, trocar cumprimentos, partilhar emoções, sorrisos, alegrias, tristezas, enfim sociabilizar é fazer parte de um grupo e interagir com ele. Não há termo que expresse melhor a sociabilização que Interação. Sem interação não se socializa, desta forma voltamos ao estado primitivo do isolamento onde cada um virava-se por si. Por trás das palavras utilizadas nas redes sociais há uma excelente conotação da importância da sociabilidade, abaixo irei dar uma breve descrição de alguns termos usados:
Curtir. Termo usado na rede social Facebook que foi extraído do original “Like” em inglês e que hoje teve sua tradução mudada para “gostar”. Ele significa que você gostou do vídeo, imagem ou texto que lhe foi apresentado por um amigo. Curtir ou gostar, é um gesto que além de educado, demonstra que estamos atento ás postagens daquela pessoa e demonstramos simpaticamente que gostamos dos seus compartilhamentos. Este termo sofre variações de acordo com a rede social, por exemplo no Tumblr você encontra apenas um pequeno coração cinza que fica vermelho ao clicarmos nele. No Google+ o mesmo termo é encontrado na forma de +1 ou recomendação de postagem. No Twitter existe uma estrelinha branca que fica amarela quando clicamos para favoritar a postagem.
Comentar. Este termo sofre poucas variações nas redes e é neste espaço, uma caixa de diálogos que damos a nossa opinião sobre as postagens. Este é o menos usado e mais aguardado por quem fez a postagem. O comentário é o símbolo máximo da interação, onde não só um, mas vários indivíduos podem interagir com opiniões, sugestões e críticas sobre a postagem, apesar da importância, pouco se usa.
Compartilhar. Esta talvez seja a mais significante fatia da socialização. O elo entre o mensageiro, receptor e a mensagem. Compartilhar não é somente afirmar que gostou, mas também recomendar a postagem dando a outros indivíduos a chances de terem acesso ao mesmo conteúdo.
Não é a primeira vez que escrevo sobre esta questão, mas o resumo de tudo é que para ser sociável é preciso querer. De nada adianta ler e concordar com tudo e não fazer nada. É preciso dizer isso na prática, utilizando as ferramentas de socialização disponíveis nas redes sociais e cumprir o seu papel enquanto integrante de um grupo. Um forte abraço e até a próxima.

Texto do Escritor Brasileiro Tony Casanova – Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte se autorização expressa do autor sob pena de infração ás Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 by Brazilian Writer Tony Casanova – All Rights Reserved.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu post com comentários aqui. Sua opinião é muito importante . Obrigado.