A pressa, a maior inimiga da perfeição. [Tony Casanova]


Há quem goste de viver no corre-corre, de levar a vida de forma agitada. Há realmente quem consiga viver assim por toda vida, mas algo é importante para quem é exigente e gosta de atingir a perfeição no que faz, o tempo. Aqui não me refiro a quem faz mais de uma tarefa ao mesmo tempo, mas a quem faz tarefas ás pressas, ainda que seja apenas uma. Um dito popular diz que brasileiro deixa tudo para a última hora. Verdade ou não, o fato é que administrar o tempo e fazer uma avaliação reservando o tempo necessário para cada tarefa é importante para o seu resultado. Fazer análises, previsões e reservar tempo hábil para cada coisa a fazer é quase certeza de que se terá um bom resultado. Quando se executa tarefas ás pressas o resultado é afetado porque não temos tempo suficiente para planejarmos bem o que iremos fazer.
Este problema não é somente de quem faz algo pela primeira vez, mas estende-se também a quem possui habilidade no que faz. Ter tempo para o desempenho das tarefas é algo crucial para qualquer pessoa. Todos devem conhecer aqueles trabalhadores que fazem produção em série, na verdade até aqueles que fazem trabalho rápido precisam planejar em quanto tempo executarão suas tarefas. Nada que se faça ás pressas traz um resultado tão bom quanto aquele em que planejamos tudo com antecedência e tempo para a execução. Observem que os melhores resultados conquistados pelos atletas, principalmente aqueles que são velocistas, são obtidos através de exercícios, de treinos diários, o que requer a administração do tempo como estabelecimento de horários, práticas de execução, tempo de repouso e tantos outros parâmetros. É preciso desenvolver uma técnica específica para cada esporte e isso não se consegue ás pressas, mas com muito treinamento e tempo para treinar.
Na vida cotidiana somos semelhantes a atletas sempre buscando chegar á frente, obter os melhores lugares em uma disputa que decide quem irá ter os melhores resultados. Não importa o quento queremos nos dar bem, mas o quanto nos preparamos para isso e quanto de tempo dedicamos para esta preparação, por isso é bom esquecer a pressa e passar a dedicar mais tempo aquilo que faz se estiver querendo um resultado realmente bom. Se prestarmos atenção o tempo é fator determinante em tudo que fazemos na vida e administrá-lo é um passo decisivo na conquista de resultados melhores. Sem pressa e sempre focados no nosso objetivo, certamente seremos sempre os melhores naquilo que fazemos.

Texto do escritor brasileiro Tony Casanova . Direitos Autorais reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer natureza ou divulgação em qualquer meio, do todo ou parte dele, sem autorização expressa do autor, sob pena de infração ás Leis Brasileiras e Internacionais de Proteção aos Direitos Autorais.