O que te faz ser melhor? - De volta ao chão dos humildes.


O que te faz ser melhor?
Você já deve ter conhecido várias pessoas que tem um comportamento arrogante, prepotente, como se elas fossem melhores que as demais. São pessoas que querem atendimento preferencial, não gostam de aguardar na fila, odeiam se destratados e querem sempre esnobar um título, seja ele qual for. Pessoas assim existem aos montes. Gente superior, que infla o peito e olha de cima para baixo. Mas o que de fato nos torna melhores que os outros? O que nos dá a condição de pensarmos que somos melhores?Muita gente talvez pense que ter bons carros na garagem, ótimas mansões, Iates, aviões, muito dinheiro no banco lhes dê uma condição melhor, diferenciada. Mas não dá!
Nem dinheiro, nem riquezas ou bens dão ao ser humano a condição de melhor que o outro. Se assim fosse porque os abastados morrer e vão parar no mesmo chão dos humildes? Ainda que sejam cremados e as cinzas lançadas ao mar, elas ficaram depositadas no chão do Oceano, ou seja, no chão dos humildes. Para consolo geral nosso corpo é feito da mesma matéria, não importa o que comemos, bebemos ou gastamos. Todos precisamos de sangue, sol e sombra, além é claro, do chão dos humildes para repousarmos na hora final. No universo dos abastados o que mais vemos são pessoas tristes, deprimidas e mesmo nos momentos alegres, são introvertidas. A riqueza torna o homem desconfiado, egoísta e ambicioso, então pense em que tais "qualidades" destacam o homem como melhor que seu semelhante?
A capacidade de ação diferenciada destaca o ser humano quando ele opõe-se a conduta que resultaria em agravo ao outro, assim tal conduta o faria um ser humano melhor. O exercício de ações ligadas ao altruísmo, compreensão, companheirismo, generosidade, humildade e respeito o tornam um ser humano melhor, mas não melhor que o outro. Melhor que ele próprio. É isso que nos torna melhores; o nosso crescimento em torno de nós mesmos. A melhoria da nossa condição de compreensão e aceitação do outro. A qualidade da nossa convivência com o próximo torna-se superior quando nos portamos com humildade e respeito. Nisto somos melhores hoje do que fomos ontem.
Texto do escritor Tony Casanova - Direitos Autorais Reservados ao autor. Proibida a cópia, colagem, reprodução ou divulgação de qualquer espécie ou em qualquer meio sem autorização expressa do autor sob pena de infração das Leis Brasileiras de Proteção aos Direitos Autorais.
Copy Right 2014 By Tony Casanova - All Right Reserved.

Comentários